Encontro Nacional de Assessores de Comunicação debate atuação sistêmica
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), o VIII Encontro Nacional de Assessores de Comunicação do Sistema Comércio, de 11 a 13 de novembro, em Bonito (MS). Estiveram reunidos no Município profissionais de 17 estados e do Distrito Federal.
Para o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, que participou da abertura do evento, a iniciativa é oportuna porque possibilita, no atual cenário de mudanças socioeconômicas, o alinhamento de estratégias e a identificação de necessidades para promover a comunicação de forma cada vez mais integrada entre as entidades do Sistema Comércio e com os diferentes públicos de interesse, internos e externos. “Temos aqui a discussão de temas relevantes, como o planejamento estratégico da comunicação de crise, as prioridades e o papel da Comunicação em nosso sistema. Dessa forma, fortalecemos tanto nosso sistema quanto o próprio setor que representamos”, analisou.
A análise de temas críticos foi um dos pontos destacados por Araújo, que também é diretor da Confederação – ele citou a ideia do governo de realocação de recursos do Sistema S como um tema que requer atenção especial dos profissionais de comunicação.
Segundo Leonardo Fonseca, assessor do Departamento de Planejamento (Deplan) da Confederação, a ideia do encontro “é compilar ideias ligadas a esses temas e realizar uma priorização delas, para transformar o debate em propostas para a ação integrada da CNC com as federações a partir do ano que vem”.
A construção de indicadores de desempenho na área de comunicação e como atingi-los foi o tema da participação do superintendente da Fecomércio-MS, Reginaldo Lima, no Encontro de Assessores. O executivo destacou pontos que devem ser considerados nesse contexto, como a defesa de interesses e a melhoria da imagem institucional das entidades.
Também participaram dos trabalhos do dia 12 de novembro o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, e a secretária de Turismo do Município, Juliane Salvadori. “A presença do Sistema S em Bonito é muito importante. Contamos com treinamentos em parceria com a Federação, e esse capital social faz parte do que temos de melhor”, disse o prefeito. Bonito é mundialmente conhecido pelo ecoturismo. De janeiro a julho deste ano, o Município recebeu 85,7 mil visitantes, gerando receita de R$ 102 milhões.