Conselho de Turismo da CNC celebra 60 anos de atuação
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) comemorou seus 60 anos de atividades em 3 de dezembro, no Rio de Janeiro, em evento que homenageou os conselheiros consultivos e abordou perspectivas para 2016.
Na abertura, o presidente do Cetur, Alexandre Sampaio, falou das metas para 2016.“A dinâmica do Conselho é que ele não mais se restringe ao Rio de Janeiro, onde aconteciam as reuniões. Agora, estará presente nos Estados do País. Para isso, os conselheiros consultivos, que homenageamos hoje pelos anos de serviços prestados em prol do turismo, serão parceiros para levarem seus saberes a diferentes regiões”, afirmou Sampaio.
Cenário econômico O economista Samy Dana fez um diagnóstico do momento econômico. Segundo ele, entre países do continente americano a taxa de crescimento econômico do Brasil (-3,0%) só é maior que a da Venezuela¬. Em comparação com os países da Ásia, o desempenho brasileiro só é melhor que o da Rússia, que está em guerra. “Crescemos menos que nossos vizinhos, menos que países distantes, e só estamos melhores que países em guerra. Quais os motivos?”, questionou o economista.
Dana apontou como vilões do crescimento as altas taxas de juros (14,25%), que inviabilizam os negócios e os investimentos; a inflação em 9,93%, que inibe o consumo; além da burocracia e dos impostos. “Chegamos numa carga tributária acima de 36%; e existem vários estudos mostrando que acima de 30% é insustentável”, disse o economista, que completou: “O aumento de impostos amplia a informalidade e penaliza o empresário. Precisamos de uma reforma tributária”. De acordo com Samy, a chave para sair da crise passa pela educação, pelo aumento da produtividade e por maior eficiência nos gastos públicos.
Homenagens
O conselheiro Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), falou em nome dos conselheiros homenageados. “A Confederação nasceu há 70 anos, e aqui neste conselho empresarial outras entidades, como a Embratur, foram gestadas.” Sávio defendeu o turismo como uma oportunidade para a economia do País. “No meio da crise ainda estamos fazendo investimentos”, defendeu o executivo.
O evento contou com a presença do secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Félix; do presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Manuel Gama; da vice-presidente de relações institucionais da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Anita Pires, entre outros representantes de entidades do trade turístico.