Notícias

Comissão de Turismo da Câmara reúne autoridades e especialistas para discutir ecoturismo e turismo de aventura no Brasil

22-10-2015

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados reuniu, nesta quarta-feira (21), especialistas em ecoturismo e turismo de aventura e autoridades do segmento para discutir o assunto em audiência pública. 

Estiveram presentes o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz; o presidente da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Evandro Shutz; a coordenadora de Qualificação e Certificação do Ministério do Turismo, Fernanda Matos; o representante do Sebrae, Geraldo Costa; o representante da Associação das Prefeituras das Cidades Instâncias de São Paulo, André Bozola e o representante da Associação Brasileira de Vôo Livre, Francisco Santos. 

O potencial do Brasil para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura é reconhecido mundialmente. De acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), o Brasil ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta e o 28º lugar no Índice de Competitividade Internacional do Turismo. No entanto, está em 102º lugar como País mais fechado do mundo e 137º mais difícil para abrir um negócio de turismo. 

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), defendeu que o Brasil, um país de tamanho continental, precisa explorar melhor seu potencial neste segmento. “Penso que seja importante que se façam investimentos nos parques naturais no país, muitos dos quais hoje estão abandonados ou malcuidados e que poderiam estar sendo explorados para o turismo de aventura e o ecoturismo”, lamentou. 

Os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral. As viagens desse público duram em média 8 dias e eles estão dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas.